Atuando há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação, Renata Lopes é formada em Processamento de Dados e também tem duas pós-graduações em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas com Coaching. Dona de um currículo extenso (que inclui certificações como Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching e também por renomadas instituições internacionais), em 2012, Renata abriu a própria consultoria: a Tecnologia Humana, cuja missão – segundo ela – é assessorar empresários, empreendedores e gestores, com uso de Coaching e Mentoring.

Além de empresária, ela também atua como professora convidada da UNISUAM,  no curso de Gestão Eletrônica de Documentos, e escreve para diversos veículos, como o blog da Tecnologia Humana, o portal da Utilitá, Profissionais TI, Mulheres na Tecnologia, Superela,  Empregos.com.br, Rede GPN e Editora Leader. Tendo publicado seu primeiro livro (“500 Agile Coaching Tweets”) em 2012, ela também se prepara para o lançamento de outros dois títulos, em que é coautora: “Liderança Feminina” e “Coaching Executivo”, ambos pela Editora Leader.

Presente na primeira edição do Mulheres que Transformam Mais, Renata chega à segunda edição como apoiadora do evento e desenvolvedora do novo site. Nesta entrevista, ela conta quais são as expectativas e dá alguns conselhos para empreendedoras iniciantes.

O que achou da primeira edição do Mulheres que transformam mais?
Achei muito bom, pois confesso que já estava desacreditada dos eventos que vemos na cidade. Meu foco é fazer negócios e, nesse aspecto, ainda temos bastante espaço para evoluir. Por isso, estou ansiosa pelo próximo.

Quais são as expectativas para o próximo?
Que mais mulheres se engajem nesse projeto e que novos relacionamentos sejam estabelecidos. As mulheres precisam entender que juntas somos mais fortes e buscar alianças que alavanquem seus projetos.

Que conselhos daria para as empreendedoras iniciantes?
Perseverança sempre. Não existe sucesso sem trabalho. Não acertou de primeira? Tente quantas vezes for necessário. Os erros são lições que precisamos aprender para alcançarmos o sucesso.

 

Maíra Ferreira é formada em Letras pela UFRJ, mestranda em Teoria Literária pela mesma instituição e atua como revisora e editora da Utilità. Publicou seu primeiro livro de poemas – denominado A primeira morte – pela Oficina Raquel e edita a revista digital Oceânica, focada na publicação da poesia produzida por mulheres. Posta looks plus size no Instagram (@mairacomacento) e também escreve sobre relacionamentos, feminismo e vida em seu blog: http://mairacomacento.com.br


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *